Servidor federal ganha quase o dobro de trabalhador do setor privado

  • 09/10/2019

Servidor federal ganha quase o dobro de trabalhador do setor privado

Um estudo do Banco Mundial, divulgado nesta quinta-feira (9), apontou que em 2017 os servidores federais tinham, em média, um salário 96% maior que profissionais da iniciativa privada em cargos semelhantes, na mesma área de atuação.

De acordo com o Banco Mundial, a diferença no Brasil entre os salários do setor público e do privado é a maior dentre os 53 países comparados pela instituição financeira. E fica acima da média internacional, de 21%.

O estudo também mostrou que reajustes salariais acima da inflação dados a servidores, mesmo em períodos de queda da arrecadação, foram o principal motor para o aumento da folha de pagamentos dos funcionários ativos da União e dos estados, nos últimos anos.

O gasto com funcionários ativos é, atualmente, o segundo maior grupo de despesa do governo federal, atrás apenas da Previdência. “Grande parte da pressão nas contas públicas vem da folha de pagamentos e da Previdência, que caminham juntas. O que é feito em relação à folha acaba tendo repercussão nos inativos”, explica Daniel Ortega, especialista sênior para o setor público do Banco Mundial.

Nos estados, o prêmio salarial é bem menor, 36%, mas ainda acima da média dos países pesquisados pelo banco. Já no âmbito municipal, praticamente não há disparidade entre as remunerações. Na média geral, sem a desagregação por esferas de governo, a diferença salarial do servidor brasileiro é de 19%, de acordo com o levantamento.

Aplicativos


Locutor no Ar

Rede Transamérica

Rede Transamérica

00:00 - 06:00

Peça Sua Música


Top 5

top1
1. Gusttavo Lima

Milu

top2
2. Jorge e Mateus

Tijolão

top3
3. Luan Santana

Quando A Bad Bater

top4
4. Zé Neto e Cristiano

Ferida Curada

top5
5. Maiara e Maraisa

Nem Tchum

Anunciantes